segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Alergias

Oi gente, tudo bem com vocês?
Hoje vim aqui falar um pouco sobre Alergias. Sim, pode parecer um assunto bobo e sem importância, mas há alguns anos atrás, descobri que sou uma pessoa atópica. Sabem o que isso significa? Que minha pele é muito sensível e sou mais suscetível a alergias que as outras pessoas, além disso, também descobri os componentes que me dão alergia, que são formaldeído, tolueno, dbp (componentes presentes em esmaltes e alguns cosméticos), corantes, alguns remédios, ar, alimentos, alguns metais, enfim, sou super alérgica. Toda vez que vou comprar um cosmético tenho que ficar lendo os componentes.
No começo era bem chato e eu morria de vergonha porque as pessoas achavam que era frescura, mas quando comecei a ver as consequências que usar certos produtos me causavam, comecei a ver que é uma questão de saúde, afinal, quem estará usando serei eu, certo?
Muitas pessoas nem sabem que tem alergias a certos componentes e produtos, e só descobrem fazendo exame de sangue, testes alérgicos (vale lembrar que para fazê-los você deve consultar um alergista) ou porque a pele fica inchada, com bolinhas parecendo picadas, coçando, escamando, queimada, vermelha, ardendo, etc...
Alergia é coisa séria, não pode brincar.

Com o tempo fui me adaptando e tendo a noção do que eu posso usar e do que não. Quanto a esmaltes que eram minha principal preocupação, vi que posso usar os da marca: Ludurana, Gio Antonelli e alguns da Colorama. Porque até mesmo os que são anti-alérgicos podem me causar alergias. 
Foi uma questão de ler os componentes e fazer um teste de contato mesmo, então eu passava o esmalte num pedaço da unha e ficava com ele, por um dia, se não sentisse nada, então não me dava alergia, maaaaas, vale lembrar que eu ia direto no foco, ou seja, direto nos esmaltes que não continham os componentes que me davam alergia, porque se eu ficasse alérgica, seria por outro motivo. 
Quanto a alergia alimentar, que também é um problema, porque não são todos os alimentos que posso comer, leite, frutas, frutos do mar, etc., tenho que tomar muito cuidado e esses não posso nem testar, simplesmente não como e pronto. Descobri somente com testes alérgicos e de sangue mesmo.
As alergias de remédios são as piores, pois paro no hospital com dificuldade de respirar, então sempre ando com minha listinha dos remédios que posso e não posso tomar. 
Hoje posso dizer que minhas alergias passaram (não completamente, mas melhoraram bastante) e eu sei alguns produtos que sou alérgica, então sempre que vou comprar algo novo, tenho que testar.
Beijos! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário