quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Ser ATRIZ

Oiiiii!
Tudo bem??
Bom, hoje vim aqui contar pra vocês, a respeito da minha profissão que é ser atriz.
Tudo começou assim...
Era uma vez... HAHAHAH, brincadeira!
Bom, vamos lá... Comecei, quando tinha 14 anos, a fazer um curso básico de teatro na minha escola, com uma Cia independente, por insistência dos meus pais pra "perder" a timidez. Acabei me sentindo muito feliz no teatro, então resolvi fazer mais um ano de curso, do mesmo jeito. Após esses dois anos de curso, resolvi que era isso o que eu realmente queria fazer na minha vida, então fui procurar uma escola de teatro que tivesse um curso profissionalizante, para no final do curso, conseguir o DRT (é um registro profissional que vai na carteira de trabalho, falando que sua profissão é atriz). Ai no terceiro colegial, comecei a fazer um curso profissionalizante na Escola Recriarte (http://www.escolarecriarte.com.br/), mas tive que parar antes de completar seis meses, porque tava ficando louca com todos os cursos que eu fazia + escola. Ai quando terminei a escola (isso vai me render outro post hahaha), conversei com os meus pais (muito fofos por sinal), que me apoiaram e me deram a oportunidade de fazer o curso ao invés da faculdade. Então foi exatamente o que fiz. Em 2012 lá estava eu, bela e charmosa fazendo meu curso lindo do coração. O curso que fiz é de dois anos, e no final de 2013, após nossa segunda montagem, me formei. Esse curso é de 3 vezes por semana, e no total de dois anos. Tive as matérias: Corpo, voz, interpretação, ética, história do teatro, tv e cinema e desconstrução. E fiz duas montagens (apresentação de peças).
Agora em 2014, fiz um curso de interpretação para tv e cinema na Oficina de Atores em Pinheiros (http://www.oficinadeatores.com.br/oficinadeatoresdesaopaulo.html) e no momento estou fazendo um curso profissional de interpretação para tv na Escola de Atores Wolf Maya (http://escoladeatoreswolfmaya.com.br/cursos.php). To amando, pois sou formada em teatro, então não tinha muita noção técnica de como funcionava a televisão.
Mas agora vamos ao que interessa... a profissão em si. Bom, como muitos devem ter ouvido falar, é bem complicado viver somente de teatro no Brasil, pois falta patrocínio e para montar qualquer peça de teatro, é preciso fazer um projeto extremamente detalhado, achar um bom lugar para ensaiar, um bom lugar para se apresentar, bons atores, uma peça que renda bastante bilheteria, enfim, tudo tem que ser detalhado e envolve muito dinheiro. Agora o que está crescendo cada vez mais no Brasil é o ramo da publicidade. Então para conseguir entrar nesse ramo, primeiramente você precisa de um book , video book (monólogo gravado de frente para uma câmera, num fundo branco, de no máximo 1 minuto e meio) e currículo (dependendo da agência), e o principal, ir nas agências de atores para levar seu material.
Depois disso, quando você está agenciado, começa a ser chamado para testes e ai gente, é uma mistura de talento, sorte, hora, etc...
Não vou mentir falando que é fácil, mil maravilhas, etc., porque não é... Não é terminando um curso, ou tirando um DRT no SATED (onde você tira seu drt por meio da comprovação de trabalhos feitos, em jornais, revistas, etc...), que você já começa a trabalhar. Tem que batalhar muito, investir muito, para depois receber... Mas o que eu quero dizer é que não importa o que você faz e como você faz, mas sim, se você ama isso. Eu amo o teatro, tv, cinema, séries, etc., e não consigo me ver fazendo algo diferente. Ano que vem pretendo fazer faculdade de psicologia, porque gosto, mas não é o que amo (por enquanto, porque nunca se sabe do futuro hahaha), mas me sinto bem no teatro, e sinto que nasci pra isso. Então se você tem um sonho, por mais difícil que seja, não desista, porque é isso que vai te motivar e te fazer feliz. Sei que pode parecer clichê, porque é o que todos falam, mas é a mais pura verdade... Sabe quando você gosta tanto de algo que te faz sentir borboletas no estômago? Então, exatamente. Se você se sente assim, é porque realmente ama o que faz!
Bom gente, o post de hoje era explicando um pouquinho mais sobre uma das minhas paixões. O próximo post será sobre comida que é a minha segunda paixão, brincadeira hahahaha

beijos!

5 comentários:

  1. Essa tão amada profissão que nos tira do sério e nos faz delirar. Vale a pena ressaltar que no teatro encontramos as melhores pessoas do mundo? Cof cof cof.
    Para quem leva a profissão a sério (e não só acha que é para ser pop nas redes sociais - o que é só bônus), é muito gratificante e requer muito trabalho - alguém me fala como não enlouquecer com protocolos e titio Stanis na cabeça? - mas é como você sempre diz: "se amamos, vale muito a pena!"
    Um dia montaremos alguns juntas. Sim? Sim!!

    www.quandofizvinte.com

    ResponderExcluir
  2. Exatamente! Não tenho mais o que falar, você disse tudo! Com certeza montaremos algo juntas!

    ResponderExcluir
  3. Olá, primeiramente queria dizer que adorei seu texto :) E bem, eu sonho em ser atriz desde dos meus 13 anos por aí, nem sei explicar ao certo de onde veio essa vontade. Infelizmente só consegui começar o curso de teatro agora que já tenho 18, meus pais até aceitaram mas são loucos pra mim fazer faculdade, principalmente meu pai, então acho que pra mim me tornar atriz vai ser muito difícil visto que dependo dele. Mas tipo eu também não consigo me ver fazendo outra coisa que não tenha a ver com teatro, TV e tal. Estou vivendo um momento difícil com a cobrança dos meus pais pra me verem formada em algo que eles acreditam "valer a pena". O que você acha que devo fazer ? Esquecer o teatro e fazer outra coisa ?
    Desde já agradeço, beijos!!

    bel-somostaojovens.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabel!!! Tudo bem? Obrigada *-*
      Te entendo completamente...Foi mais ou menos na idade que comecei a me interessar por teatro também! Deve estar sendo um momento difícil mesmo... Acho que qualquer profissão vale a pena! Independe de qual seja e muitas vezes o diploma de faculdade é tão importante quanto o de um curso técnico... Vc tem que correr atrás do que quer e do que te deixa feliz! Aconselho a fazer um curso básico ou até mesmo o profissionalizante de teatro que é menos tempo (normalmente é de 2 à 3 anos), não se compara à 5 anos de faculdade e tenta conversar com os seus pais sobre essa possibilidade sabe? Mesmo porque com o curso vc também vai ter a oportunidade de ver se realmente gosta disso... E mesmo sendo puxado, vc pode tentar uma faculdade ao mesmo tempo (se fizer o curso de final de semana por exemplo). Te adianto que essa profissão é fácil e ficamos muitoooo tempo batalhando pra conseguir algo, ainda mais com o país do jeito que está e com a cultura não sendo valorizada, mas não desista.. Sério, tenta conversar com eles, expor o que vc quer, porque é conversando que se entende... Se caso vc não gostar do curso de teatro, ou eles verem que não vai ter como mesmo, ai vc tenta outra coisa, mas não custa iniciar pelo menos... Tem que arriscar!
      Beijos e obrigada pelo comentário. Espero ter ajudado!
      Boa sorte!

      Excluir
    2. tudo bem, estou fazendo o curso mas futuramente vou precisar de uma faculdade ou de um emprego pra continuar no me curso, que é no fim de semana. Só assim meus pais param de pegar no meu pé kkkkkk Obrigada, beijos!!

      Excluir